Eu preciso incluir os meus pais, filhos e irmãos no processo para o reconhecimento da cidadania italiana pela via materna?
Artigo atualizado em 2026
Os efeitos do processo administrativo ou judicial, para o reconhecimento da cidadania italiana, alcançam apenas a pessoa do requerente. Ou seja, o processo é individual e o resultado NÃO beneficia os demais familiares.
Significa na prática, por exemplo, que se você iniciar um processo para reconhecer a sua cidadania italiana, mas não incluir os seus pais, filhos e irmãos, a sentença não irá produzir efeitos em relação a eles. Ou seja, você será um italiano (ou uma italiana) reconhecido(a) e eles não. Caso algum dia eles desejem obter este reconhecimento, precisarão iniciar um outro processo.
A partir da experiência do Dr. Bergossi, advogado inscrito no Brasil e na Europa, ex-presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB da capital de São Paulo (subseção Santana), membro da Comissão de Relações Internacionais da Seccional São Paulo, especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos pela PUC, o nosso escritório é referência em soluções judiciais para o reconhecimento da cidadania italiana.
Contamos com representações no Brasil e na Itália. Além disto, prestamos serviços para a localização de documentos (pesquisa genealógica); análise e retificação; confecção de certidão tardia; assim como medidas administrativas junto aos consulados.
Atendemos todo o Brasil. CLIQUE AQUI para tirar dúvidas ou agendar uma consulta.
Perguntas mais frequentes (clique no link):